nurse@adevia.com12b The Shaftesbury Centre85 Barlby Road+44 (0) 208 969 0677


Imigração

O Green Card



 

Quem e o portador do Cartio Verde (Residente Permanente)?

Quem for autorizado a viver e trabalhar nos Estados Unidos da America de forma permanente e designado portador de um Cartio Verde (residente permanente). O cartio de autorização de residência permanente, habitualmente intitulado “Cartio Verde” e prova do estatuto de residente permanente.

Há várias formas de se tornar um residente permanente. De uma forma geral, os indivíduos sio convidados por um familiar ou entidade empregadora nos Estados Unidos. Em alternativa, e em casos mais estranhos, o indivíduo pode tornar-se residente permanente por outras vias, nomeadamente requerendo estatuto de refugiado, requerente de asilo ou sob programas de cariz humanitário. Para alem dos casos mencionados pode ocorrer tambem, o indivíduo requerer o estatuto de residente permanente por si proprio.

Cartio Verde vs. Cidadania?

Quando imigrar para os Estados Unidos. de forma permanente, para uma “residência permanente legalmente reconhecida” (residência oficial) necessita de ter previamente realizado a candidatura a um Cartio Verde. Por exemplo, os indivíduos podem tornar-se residentes permanentes de forma legítima apos a candidatura (ou “patrocinados”) por um cônjuge, familiar proximo ou entidade empregadora.

Normalmente, os portadores de um Cartio Verde devem esperar alguns anos antes de se poderem tornar cidadios dos Estados Unidos. A este processo chama-se Naturalização. Claro que há outras formas de obter a cidadania (por exemplo atraves de nascimento nos EUA e atraves de nascimento fora dos EUA se os pais forem de nacionalidade Americana).

Residente permanente nos EUA ” Direitos e Benefícios

O residente recebe um cartio de identificação com fotografia que e, plenamente, verde. O cartio faz prova de que o indivíduo tem, de facto, direito a viver e trabalhar nos EUA de forma permanente, a viajar e regressar aos EUA e fazer o pedido do Cartio Verde para familiares proximos.

Note-se, que os portadores do Cartio Verde nio podem fazer tudo o que os cidadios americanos podem, por exemplo, eles nio podem votar nas eleições americanas ou permanecer fora dos EUA por extensões de tempo indeterminadas ou residir noutro país, dado que ao fazê-lo estario a incorrer no risco de verem o seu estatuto revogado e a sua entrada/regresso ao país recusada. Tambem poderio perder os seus direitos de residentes permanentes se nio advertirem. os serviços de Cidadania e Imigração (USCIS) de mudanças na sua residência (morada), envolvimento em crimes, actos de espionagem e/ou terrorismo, etc. Como tal e aconselhável candidatar-se para a obtenção da cidadania americana assim que seja possível.

O estatuto mais elevado que alguem pode obter segundo a legislação de imigração dos EUA e a cidadania americana. Confere o direito de residir permanentemente nos Estados Unidos e torna o indivíduo imune perante um cenário de deportação que poderia afectar os portadores do Cartio Verde.

Os cidadios podem votar, e podem pedir autorizações de residência para uma lista de familiares mais extensa que os residentes permanentes, por exemplo, ao inves dos portadores do Cartio Verde, eles podem pedir o estatuto de residente para os seus pais (bem como parentes imediatos), filhos casados e os seus irmios e irmis.